PAPO DE SURFISTA

O Amor pelo Surf de Açucena Vaz

O Amor pelo Surf de Açucena Vaz

Introdução

Olá, leitores do SurfBrazukas! Confira a entrevista exclusiva com Açucena Vaz, uma surfista profissional e professora de surf em Ubatuba. Açucena compartilhou conosco sua história no mundo do surf, desde o início de sua paixão até suas conquistas e desafios. Vamos conhecer melhor essa surfista talentosa e inspiradora.

O Início da Paixão pelo Surf

Açucena nos contou que sua paixão pelo surf surgiu desde muito nova. Ela sempre foi uma “peixinha”, passando a maior parte do tempo dentro d’água. Açucena lembra de um momento marcante em sua infância, quando seu tio levou ela e sua prima para a praia. A partir desse dia, ela começou a se interessar pelo surf e queria aprender a praticar o esporte.

No entanto, seu início no surf foi adiado devido a uma tragédia familiar. Açucena tinha apenas cinco anos quando seu tio faleceu em um acidente de surf. Sua mãe, traumatizada com a perda, proibiu Açucena de praticar o esporte. Foi somente aos nove anos que ela teve a oportunidade de entrar para uma escolinha de surf.

Os Desafios no Mundo do Surf

Açucena enfrentou diversos desafios ao longo de sua trajetória no mundo do surf. Como mulher, ela teve que lidar com o machismo presente nesse esporte. No início, quando era apenas uma criança, ela não enfrentou tantos problemas. No entanto, à medida que foi se destacando e ganhando reconhecimento, Açucena passou a sofrer preconceito por ser mulher.

Ela relata que muitos comentários eram feitos de forma elogiosa, porém com um pouco de machismo embutido. As pessoas costumavam dizer que ela surfava “igual um menino”, como se fosse um elogio. Açucena ressalta que surf é surf, independente do gênero, e que todos devem ser elogiados pelo que são capazes de fazer, sem comparações desnecessárias.

Competições e Conquistas

Açucena começou a competir ainda na escolinha de surf, onde se destacou e despertou a atenção de seu professor. A partir daí, ela entrou para a equipe de treinamento e passou a participar de campeonatos. Açucena lembra de seu primeiro campeonato, aos 11 anos, onde ficou em terceiro lugar nas três etapas, conquistando o título de campeã.

Desde então, Açucena tem competido em diversos campeonatos, viajando para diferentes lugares e conhecendo novas ondas. Ela também menciona ter conquistado títulos importantes ao longo de sua carreira, como o de campeã de Ubatuba.

O Momento Marcante da Lesão

Como todo surfista, Açucena já passou por momentos difíceis e dolorosos. Ela relembra com bom humor o dia em que quebrou o braço enquanto surfava. Mesmo sendo uma onda pequena, Açucena caiu de uma forma desajeitada e acabou fraturando o rádio.

Ela conta que, apesar do susto, conseguiu manter a calma e sair da água. A lesão foi um aprendizado para ela, que nunca havia se machucado seriamente. Mesmo com o perrengue, Açucena não deixa de encarar a situação com bom humor e aproveita para fazer algumas piadas sobre sua lesão.

A Importância do Surf na Vida de Açucena

O surf é muito mais do que um esporte para Açucena, é um estilo de vida. Ela descreve o surf como algo que traz alegria, paz e uma sensação de refrigério. Além disso, Açucena encontra satisfação em compartilhar sua paixão com seus alunos e transmitir a eles essa mesma felicidade que o surf proporciona.

Ela acredita que todos deveriam ter a oportunidade de surfar pelo menos uma vez na vida, pois não há nada como a sensação de ficar em pé na prancha e deslizar nas ondas. Açucena também destaca a importância de valorizar o surf como um esporte independente do gênero, elogiando as pessoas pelo que elas são capazes de fazer, sem comparações desnecessárias.

Considerações Finais

Açucena Vaz é uma surfista talentosa e inspiradora, que encontrou no surf sua paixão e sua felicidade. Ela enfrentou desafios e superou obstáculos para se destacar no mundo do surf, sempre com muita determinação e amor pelo esporte. Sua história nos mostra a importância de valorizar e respeitar todos os surfistas, independentemente de seu gênero. Açucena é um exemplo de força e dedicação, e seu amor pelo surf é uma inspiração para todos nós.

Esperamos que tenham gostado dessa entrevista e que tenham se inspirado com a história de Açucena Vaz. Se quiserem conhecer mais sobre seu trabalho como professora de surf, não deixem de segui-la no Instagram

@asucenavaz.

Até a próxima!

budkristan

Postagens Recentes

Surf: Uma paixão que combina liberdade, amor e respeito

Surf: Uma paixão que combina liberdade, amor e respeito Introdução Bem-vindos ao SurfBrazukas! Hoje vamos…

2 meses ago

Surf, amizade e perseverança: conheça a emocionante jornada de Paulinho Henrique no episódio 08 do podcast Surfbrazukas!

Surf, amizade e perseverança: conheça a emocionante jornada de Paulinho Henrique no episódio 08 do…

1 ano ago

Hang Loose Pro Contest tem mais um dia de mar desafiador em Fernando de Noronha

Hang Loose Pro Contest tem mais um dia de mar desafiador em Fernando de Noronha…

1 ano ago

Hang Loose Pro Contest tem dia com show de tubos na Cacimba do Padre

Hang Loose Pro Contest tem dia com show de tubos na Cacimba do Padre Kaue…

1 ano ago

Eletron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest é iniciado em Fernando de Noronha

Eletron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest é iniciado em Fernando de Noronha Ex-tops do…

1 ano ago

Hang Loose Pro Contest tem início marcado para esta terça-feira, em Noronha

Hang Loose Pro Contest tem início marcado para esta terça-feira, em Noronha ETAPA QS 5000…

1 ano ago

Este site utiliza cookies.