NOTÍCIAS

Vice-líder do ranking sul-americano, Ian Gouveia quer vitória no QS 5000 Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha

Vice-líder do ranking sul-americano, Ian Gouveia quer vitória no

QS 5000 Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha

ETAPA NA PRAIA DA CACIMBA DO PADRE TEM INÍCIO MARCADO PARA TERÇA-FEIRA

 

Motivos não faltam para o surfista Ian Gouveia buscar a vitória no Hang Loose Pro Contest, apresentado por Elétron Energy, o mais tradicional campeonato de surf da América Latina, que tem início marcado para terça-feira (28), na Ilha de Fernando de Noronha. Atual vice-líder do ranking sul-americano da World Surf League (WSL), ele precisa vencer para manter as chances de sagrar-se o campeão continental. Além disso, compete no evento feito por seu patrocinador, desde a infância e que está na sua lista de desejos como profissional.

Válida pelo ranking da WSL South America, a etapa do Qualifying Series (QS), status 5000, é decisiva para quem almeja chegar no Challenger Series, o “último degrau” antes do Championship Tour (CT). As disputas serão realizadas na Praia da Cacimba do Padre, com a “janela” até o dia 5.

Ex-integrante do CT, em 2017 e 2018, Ian compete em Noronha com muita experiência no local. Sua relação com a ilha teve início ainda na infância, quando acompanhava o pai, o ídolo Fábio Gouveia (hoje o diretor de prova do evento), competindo. Esteve em todas as etapas realizadas na ilha, desde 2000, e a partir de 2008 também passou a competir, estando presente em todas as sete edições de lá para cá.

Seus melhores resultados foram dois quintos lugares, um em 2009, e depois em 2020, ambas barrado pelos vencedores da etapa, Bruno Santos, na primeira vez, e o marroquino Ramzi Boukhiam, na última. Agora, ele espera uma vitória, para o manter na disputa pelo título sul-americano. “A expectativa é muito boa. Eu venho de alguns anos batalhando novamente no QS, algumas temporadas tentando digerir um pouco as mudanças no Circuito Mundial. Foram tempos de muitas lesões e agora me sinto 100% para competir, física e mentalmente”, afirma.

“Estou indo para essa etapa de Noronha na vice-liderança do ranking sul-americano. É muito bom, porque os oito primeiros vão se classificar para o Challenger Series e esse é o meu foco. Com um bom resultado agora, já posso garantir minha vaga e depois ir para os Challengers pensando no CT”, comenta.

Ian fala de sua relação com a ilha e com o Hang Loose Pro Contest, apresentado por Elétron Energy. Valoriza a iniciativa de seu patrocinador, a Hang Loose, por manter tantos anos o evento, mas descarta qualquer tipo de pressão por estar competindo nele. “Na minha trajetória está faltando uma vitória em Fernando de Noronha. Espero ir mais longe esse ano e levar o caneco. Com certeza, se colocar na lista de cinco prioridades que eu ainda quero fazer na minha carreira, vencer um evento em Noronha e sendo um Hang Loose Pro Contest, é uma delas”, ressalta.

“Noronha sempre é um lugar muito bom de voltar, um dos lugares mais irados para ter um evento. As ondas são incríveis. Cacimba é um dos lugares favoritos que tenho e é sempre bom competir e o Hang Loose lá é um campeonato dos sonhos”, acrescenta Ian. “Sobre ser campeonato do meu patrocinador, sou muito tranquilo quanto a isso, sem nenhum tipo de pressão. Sempre levei isso como incentivo. Isso traz energia boa para tentar fazer o melhor, me sinto à vontade quando estou competindo”, complementa.

RETORNO AO CT – O surfista também comenta sobre a possibilidade de retornar ao CT ainda este ano, destacando estar mais maduro em relação à sua primeira passagem. “A motivação é muito grande. Eu sinto que estou num dos melhores momentos física e mentalmente e acredito que desde que saí da elite, em 2018, o meu surf deu uma evoluída. Todos esses anos eu pude trabalhar o que achei que estava faltando para ser um surfista consolidado e ficar lá por anos. Só questão de tomar as decisões certas”, garante.

O Hang Loose Pro Contest começou a ser disputado em 1986. Foram, até o momento, 36 edições, 15 em Noronha. Vale lembrar que nessa história, Fabinho Gouveia foi o primeiro brasileiro a vencer, em 1990. O Hang Loose Pro Contest, apresentado por Elétron Energy, é uma realização do Instituto Incentiva, com homologação da World Surf League (WSL) e patrocínios da Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, e da Hang Loose. Colaboração: Waves.


Créditos das fotos – Daniel Smorigo/WSL e Hang Loose.


Divulgação:

Fábio Maradei – FMA NOTÍCIAS

budkristan

Postagens Recentes

Surf: Uma paixão que combina liberdade, amor e respeito

Surf: Uma paixão que combina liberdade, amor e respeito Introdução Bem-vindos ao SurfBrazukas! Hoje vamos…

2 meses ago

O Amor pelo Surf de Açucena Vaz

O Amor pelo Surf de Açucena Vaz Introdução Olá, leitores do SurfBrazukas! Confira a entrevista…

2 meses ago

Surf, amizade e perseverança: conheça a emocionante jornada de Paulinho Henrique no episódio 08 do podcast Surfbrazukas!

Surf, amizade e perseverança: conheça a emocionante jornada de Paulinho Henrique no episódio 08 do…

1 ano ago

Hang Loose Pro Contest tem mais um dia de mar desafiador em Fernando de Noronha

Hang Loose Pro Contest tem mais um dia de mar desafiador em Fernando de Noronha…

1 ano ago

Hang Loose Pro Contest tem dia com show de tubos na Cacimba do Padre

Hang Loose Pro Contest tem dia com show de tubos na Cacimba do Padre Kaue…

1 ano ago

Eletron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest é iniciado em Fernando de Noronha

Eletron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest é iniciado em Fernando de Noronha Ex-tops do…

1 ano ago

Este site utiliza cookies.