NOTÍCIAS

Brasileiros são maioria entre os campeões do Hang Loose Pro Contest, em Noronha

Brasileiros são maioria entre os campeões do Hang Loose Pro Contest, em Noronha

SÃO 10 VITÓRIAS ATÉ AGORA CONTRA 5 DE ESTRANGEIROS NA ETAPA DO QS DE 28 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO NA PRAIA DA CACIMBA DO PADRE

 

Miguel Pupo foto por Daniel Smorigo – WSL

Os brasileiros têm vantagem no histórico de vitórias do Elétron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha. Das 15 etapas do mundial de surf realizadas até hoje, dez foram do Brasil. A mais tradicional competição da modalidade na América Latina está confirmada novamente para o arquipélago no litoral pernambucano de 28 de fevereiro a 5 de março, válida pelo Circuito Qualifying Series (QS), status 5000, da World Surf League (WSL).

Desde 2000, a Praia da Cacimba do Padre recebe o campeonato, com alguns intervalos nesse período. Das dez vitórias brasileiras, a última foi do potiguar Jadson André, integrante da elite do surf mundial, e que tem uma das melhores campanhas nesse evento. Foi o vencedor em 2019 e terceiro em 2020, perdendo na semifinal para o vitorioso Ramzi Boukhiam, representante de seu país nos Jogos Olímpicos de Tóquio e o novo integrante do CT. O mesmo Jadson já havia feito final em outro Hang Loose Pro Contest, dessa vez em Santa Catarina, em 2016.

Jadson Andre -hangloosenoronha – foto por Daniel Smorigo – WSL

Nesse ano, ele não competirá no Elétron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest, pela agenda apertada da primeira divisão do surf mundial, mas faz questão de enaltecer a qualidade do evento e do local. “Competir em Noronha sempre foi especial, pois vou para lá desde muito novo. Tenho mais de 20 temporadas lá”, conta Jadson.

“Sempre assisti meus ídolos surfando e competindo. Antes mesmo de estar no mundial, eu somente assistia e competir foi sonho e vencer foi um dos momentos mais especiais da minha vida. Passou um filme incrível da minha vida”, relata Jadson. “Infelizmente não vou conseguir competir lá, devido ao CT, que realmente é o meu foco, mas sem dúvida, se eu tivesse tempo iria competir”, complementa o surfista do Rio Grande do Norte.

Jadson André – foto Daniel Smorigo – WSL

Junto com Jadson, o time verde e amarelo venceu as quatro primeiras edições em Noronha, em 2000 com Guilherme Herdy, 2001, com Fábio Silva, 2002, com Victor Ribas e 2003 com Neco Padaratz, todos atletas que já disputaram o CT. Depois, novas conquistas em 2006, com Jean da Silva, e 2008, com Bruno Santos. Outros dois representantes da elite também comemoraram conquistas na ilha: em 2011, Alejo Muniz e 2012, Miguel Pupo.

Já os títulos estrangeiros ficaram com o sul-africano Warwick Wright, em 2004, o norte-americana Bobby Martinez, em 2005 e o espanhol Aritz Aranburu, em 2007. Na lista, mais uma vitória dos Estados Unidos, com CJ Hobgood e a mais recente, na última edição realizada na ilha, com Ramzi Boukhiam.

Alejo Muniz foto Daniel Smorigo – WSL

Em 2023, as chances de nova conquista do Brasil são grandes. Isso porque o Elétron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest será a penúltima etapa do circuito regional da WSL na temporada 2022-23 para a classificação dos atletas sul-americanos para o Challenger Series. Os surfistas brasileiros devem ser maioria, buscando pontos no ranking sul-americano, que é liderado pelo peruano Miguel Tudela, vencedor de duas das quatro disputas já realizadas.

O Elétron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha é uma realização do Instituto Incentiva, com homologação da World Surf League (WSL) e patrocínios da Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, e da Hang Loose. Colaboração: Waves.

FOTOS DIVULGAÇÃO. CRÉDITOS DANIEL SMORIGO/WSL


Divulgação:

Fábio Maradei – FMA NOTÍCIAS

budkristan

Postagens Recentes

O Amor pelo Surf de Açucena Vaz

O Amor pelo Surf de Açucena Vaz Introdução Olá, leitores do SurfBrazukas! Confira a entrevista…

1 mês ago

Surf, amizade e perseverança: conheça a emocionante jornada de Paulinho Henrique no episódio 08 do podcast Surfbrazukas!

Surf, amizade e perseverança: conheça a emocionante jornada de Paulinho Henrique no episódio 08 do…

12 meses ago

Hang Loose Pro Contest tem mais um dia de mar desafiador em Fernando de Noronha

Hang Loose Pro Contest tem mais um dia de mar desafiador em Fernando de Noronha…

1 ano ago

Hang Loose Pro Contest tem dia com show de tubos na Cacimba do Padre

Hang Loose Pro Contest tem dia com show de tubos na Cacimba do Padre Kaue…

1 ano ago

Eletron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest é iniciado em Fernando de Noronha

Eletron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest é iniciado em Fernando de Noronha Ex-tops do…

1 ano ago

Hang Loose Pro Contest tem início marcado para esta terça-feira, em Noronha

Hang Loose Pro Contest tem início marcado para esta terça-feira, em Noronha ETAPA QS 5000…

1 ano ago

Este site utiliza cookies.