HISTÓRIA DO SURF

HISTÓRIA DO SURF

Tem-se relatos na história que povos antigos, utilizavam pranchas de madeira para deslizar sobre as ondas, proporcionando um relaxamento total e libertação das energias negativas.

A origem deste esporte tem um crédito disputado entre os povos polinésios e peruanos, e com certeza acontecera nas águas do pacífico, realmente é muito difícil de descobrir a verdadeira origem.
Conta-se que a muito tempo os povos polinésios deslizavam nas ondas do Pacífico, com pranchas feitas das melhores árvores e, dentre os habitantes da região, os chefes chegavam a se os melhores surfistas devido a classe social que permitia usufruir das melhores pranchas, melhores ondas e melhores picos de surf.

O surf foi instituído no Havaí pelo Rei polinésio Tahíto , se usava  pranchas de madeira chamadas ALAIA; mas há também uma crença que já a muito tempo antes dos polinésios os povos peruanos se utilizavam de uma espécie de canoas de Junco

para deslizar sobre as águas. Dentre o uso das pranchas, os reis usavam pranchas chamadas OLO com tamanhos de até quatro metros, como sinal de imponência e poder, ao tempo que os habitantes de classes mais baixas usavam as Alaia que eram bem menores.

Em 1779 o britânico James Cook em suas expedições protagonizou o primeiro relato de pessoas surfando.  Ele relatou que quando chegou  na baía de Kealakekua avistou um campeonato de surf, em comemoração ao ano novo, uma espécie de festival, em homenagem a Lono, deus da fertilidade, fartura, sol e chuva.

Em 1912 em Estocolmo após ganhar a medalha de ouro nos jogos olímpicos Duke Paoa Kahanamoku colocou o surf na fama e deu-lhe reconhecimento mundial, ao afirmar que seu preparo físico excelente vinha do fato dele “cavalgar sobre as ondas com uma tábua de madeira”, fazendo com que o Havaí ficasse conhecido mundialmente pelo surf.

Entre tantas histórias o fato é que o surf até hoje é um esporte muito procurado e praticado em todas as partes do mundo, e evoluiu de forma radical com os elementos modernos a disposição para fabricação de pranchas, bem como a evolução em performance dos atletas atuais.

Aloha e boas ondas.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Gostou da Postagem? curte ai ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.